Como se preparar para as novas certificações

08/06/2022 00:10:58

4 min e 46 segundos

Ansiedade, suor frio, insegurança e esquecimento de informações simples. Se você passa por isso na hora de fazer uma prova, receba minhas boas-vindas!

Olá! Eu sou o Gustavo, professor da LEMA Edu, e te garanto que convivi com cabeças muito espertas e dedicadas, mas com um medo terrível de fazerem prova. Começa com aquela insegurança de não memorizar o que foi visto, passando pela falta de concentração na prova e indecisão na marcação da alternativa correta.

Se você sente um pouco ou muito desses sintomas, espero te ajudar com as próximas linhas.

Nesse artigo falarei sobre a nova certificação para os profissionais de RPPS. Esta que tem como objetivo elevar o entendimento das pessoas que fazem a Previdência, mas aqui será abordada a sua meta: passar na prova!

Para alcançar qualquer objetivo você deve adotar uma estratégia. Para a prova de certificação não é diferente. Depois da estratégia deve ser definido um plano de ação e na execução deste plano não deixe de adotar os melhores recursos. Nesse caminho, conte com parcerias (estamos em um mercado repleto delas).

A nova certificação trouxe muitas novidades e podemos aproveitar todas ao nosso favor. Além da opção de fazer apenas a prova, há a possibilidade de ganhar um bônus de 20% caso você opte pelas modalidades de prova mais títulos ou prova mais experiência. Isso significa que você poderá errar até 20% a mais! Sobre as informações da prova, modalidades e regras, clique aqui e acesse o material exclusivo.

Além desse bônus espetacular, o teste pode ser realizado do conforto de casa, do trabalho ou de onde você preferir, pois uma das certificadoras, a Totum, adota um mecanismo que aplica a prova a qualquer momento, bastando um computador com webcam e microfone ativos.

Para os membros dos Conselhos, 50 são as questões que serão encaradas; para dirigentes, gestores de recursos e membros do Comitê, 60. Para cada cargo ou função há um conteúdo programático específico. Para o nível básico, que será aceito para todos os portes de RPPS, a taxa de erro aceita é de até 50%, ou seja, você poderá errar até metade das questões e ainda assim garantirá a certificação.

Agora ficou mais fácil! O próximo passo será criar uma estratégia para garantir o mínimo de questões acertadas. Foca no mínimo. Começa resolvendo as questões fáceis e as dos assuntos com os quais você mais tem afinidade, depois passa para as curtas e em seguida resolve as mais longas e mais difíceis. Você terá esse recurso de pular perguntas e voltar às não respondidas.

Depois de definir a estratégia e o foco da sua preparação, crie um plano. Sugiro que marque a prova assim que terminar de ler esse texto. Marca para 15, 20 ou 30 dias. Se for possível realizar um curso de preparação nesse período, faça-o. Se o curso te oferecer resumos, simulados, apostila e focar na resolução de questões similares às da prova, melhor. Um bom curso vai te dar a segurança e um material direcionado. Isso vai te ajudar a criar um cronograma de estudos. Este cronograma não deve ter mais de um mês.

Agora vem a parte mais difícil: pôr o plano em prática. É comum não termos disposição para estudar sobre novos temas depois de um longo dia de trabalho, por isso você deve utilizar novas ferramentas, como grupo de estudos, mapas mentais, resumos, e, principalmente, resolver muitas questões. Um bom simulado pode te garantir boa parte da sua aprovação, mas as questões não se resolvem sozinhas, lembre-se disso.

Pronto! Criou estratégia, fez o plano e cumpriu o cronograma de estudos? Confio que você passará na prova. Agora, só uma coisa pode te atrapalhar: o nervosismo. Mas, você não vai perder todo esse esforço por uma autossabotagem, né? Respira, dá uma última olhada nas revisões, respira, toma água e já pensa no e-mail que você receberá com o certificado em seu nome.

Seu RPPS merece uma gestão qualificada e certificada. Você, membro de Comitê, dirigente, conselheira ou gestor de recursos, precisa dar essa segurança aos seus colegas beneficiários. Além disso, observe o tamanho da oportunidade que é ter acesso a recursos para aprender sobre temas tão importantes.

Agora é mão na massa! Lembre-se de que quanto mais objetiva for sua preparação, melhor. Um bom curso e educadores atentos vão te dar muito mais segurança, mas o depósito de fé deve ir todo para você.

Se você chegou até o final do texto, estou certo de que seu RPPS não vai ficar irregular por conta de um profissional que não se desafiou a fazer uma prova. Após essa etapa, espero te encontrar ao longo do caminho para continuar tratando de educação, mas sobre certificações mais avançadas, cursos mais específicos e materiais mais arrojados.

Desejo muita sorte nessa batalha!


Por Gustavo Leite / Consultor e Sócio da LEMA Economia & Finanças

Conteúdo exclusivo para o Investimentos RPPS.

Conteúdo produzido por parceiros do portal Investimentos RPPS. A reprodução é permitida desde que a fonte seja citada.
Investimentos RPPS é um portal independente de publicações sobre mercado financeiro, gestão e finanças em geral. Voltado, principalmente, para Regimes Próprios de Previdência Social.
Este texto representa a opinião do autor não, necessariamente, a opinião deste portal.
22/04/24
MPS divulga material sobre recentes alterações na Portaria 1.467/22
12/04/24
Veja como o déficit da Previdência deve ficar cada vez pior até 2100
01/03/24
Nocautes da Vida

Leia também

Comentários

Investimentos RPPS
06/02/2024 - 16:16h
[…] Como se preparar para as novas certificações (LEMA Consultoria) […]
Investimentos RPPS
08/06/2022 - 11:47h
Boa sorte :)
Investimentos RPPS
08/06/2022 - 11:47h
Que bom que gostou
Maria da Paz Arruda Jorge
08/06/2022 - 11:12h
Ótima a ideia
Seila M Gandra Moreti
08/06/2022 - 08:18h
Olá excelentes dicas...vou fazer. Meu plano de estudo ....valeu....

Deixe o seu comentário