Como saber quais são as expectativas dos investidores para o juro americano?

28/05/2024 09:59:44

1 min e 59 segundos

A grande interrogação do mercado financeiro no mundo atualmente é para onde irão os juros nos EUA. A bolsa e o mercado de juros no Brasil estão sob grande influência da taxa americana.

Agora, como saber quais são as expectativas dos investidores para o juro americano?

É possível acompanhar o que o mercado espera para a condução da política monetária americana através do Fed Watch. Vamos ver?

O Fed Watch da CME

Você já pode ter se perguntado qual seria a probabilidade do Federal Reserve (FED – Banco Central Americano) mudar a taxa básica nas próximas reuniões do FOMC (Comitê de Política Monetária do FED) segundo o mercado. Agora, será que podemos acompanhar isso?

A resposta é sim. A ferramenta Fed Watch calcula as probabilidades dos resultados das reuniões do FOMC. A ferramenta do CME Group utiliza para isso as taxas futuras de juros, cujos preços incorporam as expectativas do mercado para a média diária do Fed Fund (taxa básica americana), equivalente a nossa taxa Selic.

Na análise de probabilidade do Fed Watch, os cálculos assumem que uma alteração na taxa básica é sempre em múltiplos 0,25% e que a taxa básica de juros nunca cai abaixo de zero.

Guarde este link se quiser dar uma olhada para onde irão os juros americanos:
https://www.cmegroup.com/pt/markets/interest-rates/cme-fedwatch-tool.html

O Fed Fund

Atualmente a taxa básica americana está no intervalo entre 5,25% e 5,50% ao ano, com a taxa efetiva rodando próxima de 5,33%. Veja no gráfico:

E qual é a chance dos juros básicos, segundo o mercado, permanecerem neste nível na reunião de junho? 

O mercado está procurando pistas de quando o FED iniciará os cortes na taxa básica. Pelo que é negociado no mercado futuro de juros, a probabilidade de manutenção agora em junho é de 99,1%. Veja:

E para quando o mercado projeta a primeira queda?

A chance do primeiro corte no Fed Fund fica maior que sua manutenção na reunião de novembro. Um corte previsto de 0,25%. Veja:


Por Leandro Strasser / Gerente da R3 Educação (CGA, CFP, CAIA L1)

Investimentos RPPS é um portal independente de publicações sobre mercado financeiro, gestão e finanças em geral. Voltado, principalmente, para Regimes Próprios de Previdência Social.
12/07/24
Performance dos indicadores da ANBIMA atrelados ao IPCA
25/06/24
O que esperar para o segundo semestre de 2024?
20/06/24
S&P 500: quebrando recordes todos os dias

Leia também

Deixe o seu comentário