Rentabilidade média dos RPPS em 2022

01/02/2023 00:10:22

6 min e 35 segundos

Antes de visualizar os dados referente a rentabilidade dos RPPS é importante saber quais foram os principais acontecimentos no mercado financeiro no ano. Com isso é possível compreender os resultados da carteira dos RPPS em 2022. Também pode servir como um norte para tomadas de decisões futuras. 

A economia brasileira deu alguns sinais de recuperação ao longo do ano, mesmo com a atuação para conter a inflação do período. No primeiro trimestre de 2022, por exemplo, o PIB do Brasil aumentou 1,2%. Com isso, ocorreram diversas revisões sobre as expectativas de crescimento brasileiro. Conforme dados do Ipea, a previsão de aumento do PIB passou para 3,1% no começo de dezembro. Embora isso não signifique que o resultado se repetirá em 2023 — devido às condições e expectativas do mercado financeiro —, o desempenho econômico em 2022 está alinhado a um cenário de recuperação.

No geral, os desafios concretizados em 2022 contribuíram para uma desaceleração do cenário global. Porém, nem todos os países sentiram os impactos da mesma forma. Os países desenvolvidos, como EUA e integrantes da União Europeia, foram mais afetados ao longo do ano pela pressão dos preços das commodities e pela inflação que ainda não havia sido controlada.

Principais acontecimentos no mercado financeiro em 2022

Inflação e deflação: Ao longo de 2022, um dos principais fenômenos que ocorreram no mercado nacional e no mercado global foi a inflação persistente. Nos Estados Unidos, por exemplo, a inflação atingiu o patamar recorde em 40 anos, quando chegou a 9,1% acumulados em 12 meses, em junho. Outros mercados, sofreram com efeitos semelhantes. No Brasil, entretanto, o cenário contrário também ocorreu: a deflação. Entre julho e setembro, o Brasil registrou três períodos de deflação consecutivos. Essa situação ocorreu, principalmente, devido às medidas adotadas pelo Governo Federal, como a redução ou eliminação de impostos sobre os combustíveis. 

Taxa Selic: Quando ocorre um aumento no nível de inflação, é comum que as entidades monetárias dos países tomem medidas para conter o avanço dos preços. No caso do Brasil, a principal estratégia adotada pelo Banco Central é o aumento da taxa Selic. Na primeira reunião do Copom em 2022, ocorrida em fevereiro, a taxa passou de 9,25% para 10,75% ao ano. Nas outras quatro reuniões — em março, maio, junho e agosto — ocorreram novos aumentos, até que a taxa chegasse a 13,75% ao ano.

Aumento dos juros pelo mundo: Como a inflação não afetou apenas o Brasil, outros países também realizaram aumentos em suas taxas de juros. Os crescimentos mais significativos e impactantes ocorreram nos Estados Unidos. Ao longo de 2022, o Fed fez 5 aumentos consecutivos na taxa de juros americana. Com isso, ela passou a estar na faixa de 4,25% a 4,5%. Além dos EUA, outros mercados realizaram uma alteração semelhante. O Banco Central Europeu, por exemplo, aumentou a taxa de juros da Zona do Euro para 2,5%, com o objetivo de diminuir a inflação. Já na Inglaterra, a taxa subiu para 3,5% ao ano, sendo o maior valor alcançado nos últimos 14 anos.

A volta da renda fixa: A taxa de juros brasileira aumentou em 2022 e a renda fixa é especialmente impactada por esse aumento, já que títulos prefixados, pós-fixados e híbridos dependem, direta ou indiretamente, do comportamento da Selic. É por isso que, no segundo trimestre de 2022, a renda fixa representava mais de 60% dos investimentos dos brasileiros. O número caracteriza o maior patamar trimestral desde 2018, segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

Desempenho do Ibovespa: Logo no começo de 2022, o Ibovespa — principal índice de ações brasileiro — apresentava uma tendência de alta. Somente em janeiro, o índice teve uma valorização de 7% no mês. No entanto, esse resultado passou a ser revertido ainda no primeiro semestre, quando ocorreram diversas quedas no desempenho da bolsa brasileira. Um dos motivos para essa situação foi a guerra entre Rússia e Ucrânia. Com a disputa no Leste Europeu, houve um aumento no preço das commodities e uma percepção mais elevada a respeito do risco global.  O aumento da taxa de juros nos EUA é mais uma situação que ajuda a justificar a queda da bolsa brasileira. Isso ocorre, principalmente, porque os títulos do Tesouro americano são considerados os investimentos mais seguros do mundo. Ainda, vale considerar a realização das eleições gerais em outubro e a percepção de risco fiscal, relacionado à condução da política econômica. Afinal, esses fatores contribuíram, de certa maneira, para o movimento da bolsa brasileira no segundo semestre de 2022.

Valorização e queda do dólar: No caso do cenário nacional, o dólar chegou a ser negociado por R$ 5,50, em 24 de janeiro. Para entender a volatilidade do câmbio e do mercado, em geral, basta notar que o dólar também atingiu seu menor valor em 2 anos ao longo de 2022. Foi em abril que a moeda norte-americana chegou a ser negociada a R$ 4,66. No Brasil, alguns motivos ajudam a justificar o comportamento do dólar, como a saída de investidores internacionais da bolsa brasileira. Também tem peso o contexto de inflação elevada, já que o cenário pode indicar uma deterioração econômica, aumentando a aversão ao risco dos investidores.

Qual foi a rentabilidade média dos investimentos de RPPS em 2022?

Rentabilidade é a qualidade do que é rentável. Ou seja, trata-se da capacidade de produzir rendimento. Esse rendimento é representado, normalmente, pelo percentual sobre o que foi investido, e não pelo valor numérico do dinheiro. Em outras palavras, a rentabilidade é o resultado de retorno. 

Rentabilidade é o mesmo que rendimento? Não, o rendimento é um número – o valor que você receberá como retorno daquele investimento. Já a rentabilidade é um percentual de quanto seu investimento terá/teve de retorno. 

Com base nos dados fornecidos pela Crédito e Mercado Consultoria e pela LEMA Consultoria (retirados de seus sistemas Siru e Uno respectivamente) foram analisadas as informações da carteira de investimentos de 588 Institutos de Previdência Própria de todo o Brasil durante os meses de Janeiro a Dezembro de 2022.

A primeira análise foi feita através de média simples de todas as carteiras da amostra. O resultado demonstrou que os RPPS analisados tiveram rentabilidade média em 2022 de 7,65%. Bem superior ao valor médio de 2021 que foi de 0,55%.

A meta atuarial média no período foi de 10,97% (no ano de 2021 foi de 16,01%). Considerando os dados analisados verificou-se que apenas 4,08% dos RPPS tiveram rendimentos acima desta média. E 16,49% dos institutos estão com rendimento abaixo da metade da meta atuarial média.

No ano de 2021 a maioria dos RPPS (95% ) tiveram retorno de suas carteiras individuais entre 3,39% e -2,29%. Se considerarmos o mesmo retorno para o ano de 2022, temos apenas 5,61% dos RPPS nessa margem. 2,72% dos institutos analisados estão com seus rendimentos negativos.

No ano de 2022, 51,02% dos institutos tiveram retabilidade entre 5% e 9%.

Sendo assim, considerando que 4,08% dos RPPS estão com seus rendimentos acima da média da meta atuarial, temos 95,92% dos RPPS analisados com retorno menor que a meta no ano de 2022.

Leia também os dados de 2021.


Informações Compiladas por Joane Weinert / Investimento RPPS

Fonte dos dados: LEMA Consultoria (Sistema Uno) e Crédito e Mercado Consultoria (Sistema Siru)

Fonte do texto: Infomoney, Anbima e Genial Investimentos

Investimentos RPPS é um portal independente de publicações sobre mercado financeiro, gestão e finanças em geral. Voltado, principalmente, para Regimes Próprios de Previdência Social.
Conteúdo produzido por parceiros do portal Investimentos RPPS. A reprodução é permitida desde que a fonte seja citada.
Este texto representa a opinião do autor não, necessariamente, a opinião deste portal.
27/03/24
Rentabilidade média dos RPPS em 2023
21/03/24
A influência das mídias sociais nas decisões de investimentos
05/01/24
Você já definiu o calendário das reuniões do Comitê de Investimentos para 2024?

Leia também

Comentários

CELIA ADRIANA CIPRA
08/02/2023 - 08:43h
Ótima explicação sobre rentabilidade
Edvard Henrique Spotorno Vinhas
16/10/2022 - 09:29h
Bom dia, vamos trabalhando.

Deixe o seu comentário