Qual a finalidade da transparência pública?

10/06/2022 00:10:27

2 min e 29 segundos

Principais pontos da leitura

O governo, seja ele federal, estadual e municipal, deve prestar contas ao cidadão sobre suas atitudes, uso da verba pública e do patrimônio público.
O acesso pleno às informações ajuda no controle das ações dos governantes, no processo de checagem de dados e do verdadeiro uso das ações de governo.
Quando o acesso à informação é extenso, a população terá mais possibilidades de acompanhar as ações do governo.

Em um país como o Brasil, qual a finalidade da transparência pública? Inicialmente, podemos compreender a gestão pública transparente como um ambiente que proporciona à sociedade, pleno acesso às ações, às informações e aos processos de tomada de decisão do governo.

O governo, seja ele federal, estadual e municipal, deve prestar contas ao cidadão sobre suas atitudes, uso da verba pública e do patrimônio público, bem como esclarecer dúvidas a respeito de suas decisões de cunho político, econômico e social.

O acesso pleno às informações ajuda no controle das ações dos governantes, no processo de checagem de dados e do verdadeiro uso das ações de governo. Inicialmente, ao disponibilizar dados, os órgãos públicos permitem à população a possibilidade de acompanhar todos os processos referentes à administração pública gerida por determinado governo, órgão e setor de interesse público.

Qual a finalidade da transparência pública?

Reiteramos que a gestão pública transparente visa tornar públicas informações e dados referentes às atitudes, decisões e orientações do governo, com o objetivo de tornar as informações acessíveis e compreensíveis para todos os cidadãos. Essa metodologia se aplica, principalmente, para o Poder Executivo, no caso o governo responsável pela gestão direta de verbas e projetos de cunho público.

Mas, vale ressaltar que, o processo da gestão pública e do pleno acesso à informação de interesse público também se faz presente no Poder Legislativo (Senado, Câmara e Assembleias), no Poder Judiciário e nos órgãos públicos que prestam serviço à sociedade.

Benefícios

Devemos lembrar que quando o acesso à informação é extenso, a população terá mais possibilidades de acompanhar as ações do governo, implementação de projetos, fiscalizar ações de cada governo e compreender a estrutura de funcionamento da administração pública.

Ao mesmo tempo, a sociedade e os órgãos públicos e privados de fiscalização também podem avaliar, confirmar e cobrar o uso adequado de verba pública, incluindo gastos e efetivação de processos para analisar o desempenho do uso público da verba e do patrimônio envolvido.


Fonte: Blog CR2

Investimentos RPPS é um portal independente de publicações sobre mercado financeiro, gestão e finanças em geral. Voltado, principalmente, para Regimes Próprios de Previdência Social.
24/06/22
A longevidade da população: conquistas e desafios
23/06/22
A nova base de cálculo da taxa de administração
22/06/22
Por que inteligência pode levar a decisões ruins?

Leia também

Deixe o seu comentário