Índices da B3 e a importância de analisar a cultura das empresas

17/01/2022 22:46:29

3 min e 50 segundos

Principais pontos da leitura

A B3, bolsa de valores do Brasil, possui atualmente mais de 400 companhias brasileiras listadas.
Além dos índices amplos, a B3 ainda possui índices de governança, de segmentos e setoriais, índices de sustentabilidade e índices em parceria com a S&P Dow Jones.
No caso dos índices de sustentabilidade e de governança, por exemplo, as empresas inseridas na carteira são aquelas que buscam diariamente desenvolver boas práticas nesses temas.

A B3, bolsa de valores do Brasil, possui atualmente mais de 400 companhias brasileiras listadas, além de negociar, indiretamente, ações de mais de 100 empresas estrangeiras. Com tantas opções, é natural que o investidor tenha dúvidas sobre quais ações deve comprar. Além de conhecer o seu perfil de investidor, de verificar o histórico de cada companhia e de ter a ajuda de profissionais qualificados, quem deseja comprar ações pode analisar um outro ponto importante para tomar a sua decisão: os índices da B3.

Além dos índices amplos, a B3 ainda possui índices de governança, de segmentos e setoriais, índices de sustentabilidade e índices em parceria com a S&P Dow Jones.

Para Leonardo Milane, Estrategista-chefe da VLGI Investimentos, os índices representam uma espécie de filtro que já separa as empresas por categorias para ajudar o investidor na hora de escolher aonde colocar seu dinheiro.

No caso dos índices de sustentabilidade e de governança, por exemplo, as empresas inseridas na carteira são aquelas que buscam diariamente desenvolver boas práticas nesses temas.

“Os índices acabam ajudando os investidores a filtrar de maneira mais prática as empresas que apresentam boas práticas tanto de governança como de sustentabilidade e de inclusão social. Acho que esse é o papel principal dos índices: serem um pré-filtro para os investidores sobre como alocar o seu recurso em empresas que sigam boas práticas”, explica Leonardo.

Índice IGPTW

No dia 03 de janeiro, a B3 lançou o índice IGPTW, criado em parceria com a consultoria Great Place to Work, que certifica empresas que valorizam o ambiente de trabalho e a cultura interna entre seus colaboradores.

O IGPTW B3 faz parte da família de índices com foco em ESG (ambiental, social e governança) ao lado do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), do Índice de Carbono Eficiente (ICO2 B3) e do Índice S&P/B3 Brasil ESG.

Para Leonardo Milane, o lançamento do índice é positivo e representa mais uma opção para o investidor saber quais empresas da bolsa são reconhecidas por suas boas práticas internas.

“Um ambiente bom para os funcionários da empresa trabalharem está relacionado e muito com a questão do ESG, com essa questão social, tanto de inclusão como de boas práticas da empresa para os seus funcionários. É um índice bem interessante, bem importante para complementar a família de investimentos ESG”, afirma.

Índices Amplos

A bolsa de valores possui quatro índices amplos, entre os quais está o principal indicador da B3, o Ibovespa. Ele reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro.

Além do Ibovespa, existem outros três índices amplos: Índice Brasil 100 (IBrX 100 B3), que reúne os 100 ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações; o Índice Brasil 50 (IBrX 50 B3), que reúne os 50 ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações; e o Índice Brasil Amplo (IBrA B3), que indica o desempenho médio das cotações de todos os ativos negociados no mercado a vista (lote-padrão) da B3 que atendam a critérios mínimos de liquidez e presença em pregão.

Índices de Governança

Boas práticas de governança são essenciais para o sucesso de uma empresa. A B3 possui quatro índices ligados à governança: Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC B3), Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG B3), Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT B3) e Índice de Governança Corporativa – Novo Mercado (IGC-NM B3).

Índices de Segmentos e Setoriais

Aqui, as empresas são divididas por segmentos. A B3 possui 18 índices de segmentos, entre os quais estão o Índice de Commodities Brasil (ICB B3), o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX B3) e o Índice do Setor Industrial (INDX B3).


Fonte: Mercado 1 Minuto

Investimentos RPPS é um portal independente de publicações sobre mercado financeiro, gestão e finanças em geral. Voltado, principalmente, para Regimes Próprios de Previdência Social.
27/03/24
Rentabilidade média dos RPPS em 2023
21/03/24
A influência das mídias sociais nas decisões de investimentos
05/01/24
Você já definiu o calendário das reuniões do Comitê de Investimentos para 2024?

Leia também

Deixe o seu comentário