Como é a previdência no resto do mundo?

24/01/2022 10:23:31

4 min e 59 segundos

Principais pontos da leitura

Porque se já é difícil entender nosso bom e velho INSS, imagina o regime do Japão? Ou da Grécia?
A Dinamarca tem hoje o segundo melhor sistema previdenciário do mundo, seguida por Israel, Austrália e Finlândia.
O Brasil fica na 21ª posição entre os 39 países analisados pela consultoria.

Em algum momento da vida, você já se viu no meio de uma discussão e alguém soltou a famosa frase: “Isso só acontece no Brasil, se fosse em outro país...”. E o assunto pode ser cinema, futebol, música ou política. Estamos sempre buscando referências em outros países. Nada mais normal.

A regra só muda quando o assunto é previdência, não é mesmo? Porque se já é difícil entender nosso bom e velho INSS, imagina o regime do Japão? Ou da Grécia? Antes de mais nada, veja um resuminho sobre a história da Previdência Social no Brasil.

Segundo levantamento da consultoria especializada em previdências globais, Mercer, a Dinamarca tem hoje o segundo melhor sistema previdenciário do mundo, seguida por Israel, Austrália e Finlândia.  Em primeiro lugar está a Holanda. O Brasil fica na 21ª posição entre os 39 países analisados pela consultoria. Já quando é considerado apenas o subindicador adequação (que é quando se analisa os benefícios do sistema), o Brasil sobe para o 7º lugar.

Agora sim, veja abaixo como como funcionam os regimes de previdência em outros 9 países.

Dinamarca: O sistema de aposentadoria da Dinamarca, considerado por especialistas com um dos melhores do mundo, combina benefícios pagos pelo Estado com sistemas de previdência obrigatórios entre empresas e funcionários, e ainda planos individuais voluntários. No país, não há tempo mínimo de contribuição, mas o valor do benefício leva em conta os anos de pagamento no mercado de trabalho. Lá, a idade mínima da aposentadoria básica de caráter universal crescerá do atual patamar de 65 anos para 67 anos entre 2024 e 2027 ao ritmo de seis meses por ano. Depois disso, vai se basear nos índices de longevidade da população.

Grécia: A reforma previdenciária foi uma discussão central na crise grega e uma das exigências aprovadas pelo Parlamento no pacto de reforma pedido pela União Europeia. Na reforma de 2010, a idade de aposentadoria das mulheres foi aumentada de 60 para 65 anos entre 2011 e 2013. Em 2012, ficou estabelecido que a idade irá aumentar de 65 para 67 anos tanto para homens quanto mulheres. A partir de 2020 terá relação com a expectativa de vida. Com a reforma, o tempo de contribuição para uma aposentadoria integral subiu de 37 para 40 anos.

Estados Unidos: Segundo dados da Administração de Seguridade Social do país, até 2014, a idade para aposentadoria para quem nasceu após 1955 era de 66 anos, para homens e mulheres. A partir de 2015, sobe em dois meses ao ano até alcançar 67 anos. Nos EUA, é possível antecipar a aposentadoria para os 62 anos, mas com desconto do valor recebido. Ou, ainda, adiar até os 70 anos, nesse caso com acréscimo no benefício.

Canadá: Assim como no Brasil, o Canadá adota um teto para o benefício pago na aposentadoria. No país, o plano de previdência do governo exige uma contribuição durante 35 anos e o trabalhador tem direito ao valor máximo do benefício a partir dos 65 anos de idade. Quem se aposenta antes, com no mínimo 60 anos de idade, recebe menos. Já quem se aposenta mais tarde, com idade avançada, recebe um abono de permanência, o chamado Old Age Security.

Argentina: Foram feitas duas grandes reformas na Argentina, uma na década de 90 e outra nos anos 2000, que desfez a anterior. A idade mínima para se aposentar é 60 anos para a mulher e 65 para os homens. Além disso, o trabalhador argentino precisa contribuir por 30 anos para se aposentar e o valor do benefício é definido pela média de contribuição dos últimos 10 anos.

Colômbia: Na Colômbia, a idade legal para aposentadoria subiu de 60 para 62 anos para homens e de 55 para 57 anos para mulheres. O tempo de contribuição aumentou de 1.050 semanas, em 2005, para 1.300 semanas, ou seja, 25 semanas por ano.

Japão: O Japão é o campeão mundial da longevidade com uma expectativa de vida de 84 anos. A idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres é de 65 anos. Para receber o valor integral da previdência é necessário ter contribuído por 40 anos. 26% da população do japão tem mais de 65 anos (no Brasil ficamos em 8%).

Espanha: O país aprovou o aumento da idade legal de aposentadoria de 65 para 67 anos, com a transição sendo feita entre 2013 e 2027. No país, é possível se aposentar com 35 anos de contribuição e 65 anos de idade e continuar trabalhando, recebendo metade da aposentadoria. Essa modalidade é chamada aposentadoria ativa. Antes, os empregados tinham que escolher entre o emprego ou a aposentadoria.

Portugal: A idade legal de aposentadoria em Portugal foi aumentada em 2014 de 65 para 66 anos, com no mínimo 15 anos de contribuição. Foi implantado no país um fator de sustentabilidade, aposentadorias públicas foram congeladas em 2011. No período de 2010 a 2012, foi instituída contribuição especial para aposentadorias com valor acima de 1.500 euros. Trabalhadores com 65 anos ou mais que permanecem trabalhando têm diminuição da contribuição previdenciária, como uma forma de incentivar permanência no trabalho.


Informações Compiladas por Joane Weinert / Investimento RPPS

Fonte: Invest News, Exame e Super Interessante 

Conteúdo produzido por parceiros do portal Investimentos RPPS. A reprodução é permitida desde que a fonte seja citada.
Investimentos RPPS é um portal independente de publicações sobre mercado financeiro, gestão e finanças em geral. Voltado, principalmente, para Regimes Próprios de Previdência Social.
Este texto representa a opinião do autor não, necessariamente, a opinião deste portal.
12/04/24
Veja como o déficit da Previdência deve ficar cada vez pior até 2100
01/03/24
Nocautes da Vida
27/02/24
Impactos da Extinção de RPPS - Guia de Análise das Responsabilidades e Consequências

Leia também

Comentários

Investimentos RPPS
24/01/2023 - 00:11h
[…] para ler o artigo que publicamos aqui falando sobre a Previdência ao redor do mundo, clique aqui para […]
Investimentos RPPS
27/12/2022 - 00:11h
[…] Como é a previdência no resto do mundo? (Link) […]

Deixe o seu comentário