Maioria das tentativas de fraude acontece em bancos e cartões, aponta pesquisa

29/07/2022 00:10:54

3 min e 14 segundos

No mês de maio, mais de 331 mil brasileiros foram vítimas de alguma tentativa de fraude no país. Isso significa que, a cada 8 segundos, em média, alguém tentou aplicar algum golpe durante o período. Os dados são de uma pesquisa da Serasa Experian.

O alvo número 1 dos fraudadores foi o segmento de bancos e cartões, com 53,3% do total de incidências. Em segundo lugar, vem o segmento das instituições financeiras, com 17,1%, seguido do segmento de serviços, com 16,1%. Em seguida, é apontado o segmento do varejo, com 10,6%, e da telefonia, que representa apenas 3% do total das tentativas.

O estudo considera a quantidade de usos indevidos de identidades para abertura de contas e emissão de cartões, por exemplo.

Confira a seguir os dados na íntegra:

Regiões e faixas etárias mais atingidas

Analisando por região, o estudo aponta que a maior parte das tentativas de fraude aconteceu no Sudeste, com uma incidência de 52,1% durante maio. Em seguida, vem o Nordeste, registrando 17,3% das investidas dos golpistas. O Sul dá sequência à lista, com 16,6%, seguido do Centro-Oeste, com 8,9%, e, por fim, está o Norte, com 6,1%.

O grupo mais afetado é o que contempla pessoas de 36 a 50 anos, representando 36,1% das vítimas. Na segunda posição, está o público de 26 a 35 anos, ocupando 27,5% do total. Em terceiro, pessoas de 51 a 60 anos, com 14%. Depois, indivíduos até 25 anos, com 11,4%, e, por último, o grupo de pessoas acima de 60 anos, com 10,9%.

Como se precaver

Para Caio Rocha, head de produtos de prevenção à fraude da Serasa, é importante que cada usuário tenha cuidado ao compartilhar seus dados pessoais.

“Os criminosos estão sempre desenvolvendo novas formas de aplicar seus golpes. Cuidar onde insere suas informações e com quem compartilha é fundamental para que se tenha segurança nas transações realizadas. Em caso de compras online, é importante que sempre se confira a procedência dos portais e que se cheque as experiências de outros usuários”, aconselha.

Fraudes no Brasil chegam a quase 3 milhões de tentativas em 2022

O Brasil registrou no primeiro semestre desse ano cerca de 3 milhões de tentativas de fraude. É o que o aponto o levantamento Mapa da Fraude realizado pela ClearSale, empresa especialista em prevenção e gerenciamento de risco. O estudo, que analisou os dados do e-commerce, apontou que o número de tentativas de fraude no país entre janeiro e junho de 2022 cresceu 9% na comparação ao mesmo período do ano de 2021.

Para Marcelo Queiroz, Head de Estratégia de Mercado da ClearSale, os dados refletem o crescimento de vendas no e-commerce. “Quanto mais brasileiros migram para o varejo digital, maior será a proporção de fraudadores no e-commerce e as empresas precisam atentar-se a isso. Os últimos anos alavancaram a entrada desses novos consumidores. E um dos fatores que eu posso citar para esse aumento é o número de pessoas não digitalizadas ou com pouca experiência em comprar online. Isso tudo aumenta o risco do mercado. Além da questão digital, o fraudador aproveita do contexto social e de motivações emocionais para encontrar brechas. Por isso, as empresas precisam de mais recursos robustos para evitar as fraudes”.

Quais os tipos mais comuns de fraude?

Entre as categorias que mais sofreram tentativas estão eletrônicos (9,01%), celular (7,94%) e games (5,65%). Estes também foram líderes no primeiro semestre de 2021, apenas com uma mudança: o celular ocupou o primeiro lugar, seguido por eletrônicos e, em terceiro, ficou a categoria de games. Para Queiroz, esses grupos oferecem maior liquidez, facilidade de transporte e alta procura em mercados paralelos, portanto, dificilmente sairão da liderança.


Fonte: Exame Invest

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