Por que fazer planejamento previdenciário?

19/10/2021 06:53:29

2 min e 21 segundos

As regras para aposentadoria sofreram mudanças conforme a reforma previdenciária aprovada e com vigência desde 13/11/2019. Mas a aposentadoria dos servidores públicos em geral, vêm sofrendo com mudanças na legislação há muitos anos, de modo que as regras e exceções de aposentadoria dessa classe, estão previstas essencialmente na Constituição Federal.

A maioria dos brasileiros busca uma vida tranquila no futuro, porém muitos não sabem por onde começar, é muito importante entender que a chave para um bom planejamento é a organização financeira.

O planejamento previdenciário consiste em um mapeamento da vida previdenciária do cliente. Este mapeamento envolve na organização e preparação de toda a pré-aposentadoria do servidor. Basicamente, o objetivo é preparar todos os documentos e passos para dar entrada na aposentadoria de maneira rápida e sem complicações.

Com o planejamento é possível ter um panorama mapeado de todas essas possíveis situações da sua vida previdenciária, podendo separar ou unir todos esses benefícios diferentes.

Ganho financeiro

Algumas regras de transição podem garantir a integralidade e paridade ou a aposentadoria integral pela média. Muitas vezes o servidor tem a possibilidade de acumular benefícios e ter mais de uma aposentadoria, fatos que podem ser checados junto ao especialista na organização do plano.

Adicione mais tempo de trabalho

O servidor público pode averbar e levar um tempo de um regime para o outro. Além disso, é possível desaverbar um tempo, caso seja vantajoso dentro da dinâmica de aposentadoria.

Organização

Acontecem muitos casos de pessoas com um bom tempo acumulado, mas na hora de organizar os arquivos e documentos, o tempo contado é menor, por isso a relevância de organizar esse levantamento com cuidado.

O planejamento da aposentadoria é essencial para qualquer pessoa que queira tranquilidade nessa nova etapa da vida e também  queira um futuro seguro financeiramente, muitos segurados recebem durante a vida toda um valor menor, seja por erro no cálculo, ou desinformação, é preciso ter uma disciplina e prioridade pois no futuro sua aposentadoria poderá te dar muita dor de cabeça.

Saiba Mais

Material desenvolvido por Ernane Pereira Lemos (atuário da Inthegra Soluções) para live da maratona de Educação Financeira para Servidores Públicos com o tema “Por que devo pensar na minha aposentadoria?“.

Baixe a apresentação

Assista a live


Por Joane Weinert Investimentos RPPS

Investimentos RPPS é um portal independente de publicações sobre mercado financeiro, gestão e finanças em geral. Voltado, principalmente, para Regimes Próprios de Previdência Social.
Conteúdo produzido por parceiros do portal Investimentos RPPS. A reprodução é permitida desde que a fonte seja citada.
Este texto representa a opinião do autor não, necessariamente, a opinião deste portal.

 

27/01/23
Estudo da ONU estima que mundo terá mais idosos que crianças em 30 anos
12/01/23
Educação financeira e previdenciária: desafios em prol do desenvolvimento econômico
10/01/23
Economia e consumo consciente: Como avançar no Brasil?

Leia também

Deixe o seu comentário