O Brasil não é para principiantes

09/09/2021 22:37:03

3 min e 44 segundos

Principais pontos da leitura

Neste momento, as preocupações dos investidores giram em torno do orçamento do governo, em como ficarão os gastos públicos nos próximos anos.
Para diversificar, é importante ter parte da sua carteira em outras regiões e moedas.
Com uma carteira de investimentos diversificada o investidor, seja ele principiante ou experiente, está mais protegido em qualquer cenário.

O Brasil não é para principiantes, disse Tom Jobim. Com o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira usado como referência do nosso mercado de ações, devolvendo os ganhos do ano e voltando para os níveis de março, há investidor que iria concordar.

Na minha opinião, mais importante do que principiante ou experiente, eu diria que o Brasil não é para investidores sem informação e controle de riscos.

O nosso cenário é turbulento. Neste momento, as preocupações dos investidores giram em torno do orçamento do governo, em como ficarão os gastos públicos nos próximos anos, nos ruídos políticos que podem ganhar força (já que estamos há 15 meses da posse do próximo presidente, seja ele quem for). E, para completar, ainda há o risco de um racionamento de energia.

Mas nenhuma dessas preocupações é inédita. Talvez essa seja a diferença de um principiante para um experiente no mercado brasileiro. As crises, preocupações e ruídos se repetem. Isso faz com que investir no Brasil seja um aprendizado constante sobre conviver com oscilações e volatilidade.

Agora, mais do que debater esses riscos e os possíveis cenários para cada um deles, é melhor estar preparado para todos.

O investidor deve primeiramente saber quais são as preocupações que estão na mesa, o que os outros investidores do mundo todo estão prestando atenção sobre o Brasil, e acompanhar, ainda que de uma forma mais macro, a conjuntura para ficar alerta caso algum desses riscos se agrave de maneira preocupante.

Sabendo de tudo isso, o que o investidor pode fazer para se proteger? O primeiro ponto é a diversificação. Que fique claro que ela é importante em qualquer cenário. Mesmo nos momentos de otimismo, é importante ter uma carteira diversificada. Afinal, mesmo quando a Bolsa está subindo aqui não quer dizer que não há oportunidades em outros lugares.

Para diversificar, é importante ter parte da sua carteira em outras regiões e moedas, e você pode fazer isso através de ETFs e BDRs. Esses investimentos permitem que as pessoas físicas acessem outros mercados sem precisar de muito dinheiro.

Vale dizer que também não há momento certo para diversificar e internacionalizar. Não se deve esperar um determinado nível de dólar, por exemplo. Essa deve ser uma estratégia recorrente e constante. No momento de investir, já vale pensar em colocar uma parte no Brasil e uma parte em outras regiões e moedas, assim você estará constantemente mais protegido.

Aquela que é referência no que faz já possui um histórico de crescimento em outros momentos difíceis e consegue captar dinheiro com bancos e mercado se precisar, pois são conhecidas como boas pagadoras. Essas empresas podem, inclusive, sair mais fortes, porque enquanto seus competidores sofrem, elas podem aproveitar um momento de dificuldade financeira das empresas menores para comprá-las e expandir o seu negócio.

Dá para ganhar dinheiro investindo em uma empresa ruim? Sim, é possível. Mas principalmente em um cenário com mais riscos, o investidor de longo prazo deve escolher empresas de qualidade e alto crescimento para dormir tranquilo.

Com uma carteira de investimentos diversificada, que não depende só do Brasil e tem exposição a outras moedas; focada principalmente em ações de qualidade e crescimento, o investidor, seja ele principiante ou experiente, está mais protegido em qualquer cenário. Afinal, haja emoção por aqui.


Fonte: Infomoney 

Investimentos RPPS é um portal independente de publicações sobre mercado financeiro, gestão e finanças em geral. Voltado, principalmente, para Regimes Próprios de Previdência Social.
27/03/24
Rentabilidade média dos RPPS em 2023
21/03/24
A influência das mídias sociais nas decisões de investimentos
05/01/24
Você já definiu o calendário das reuniões do Comitê de Investimentos para 2024?

Leia também

Deixe o seu comentário