Tesouro Selic pode render negativo mesmo com a Selic em alta?

Por Livia Paula / Professora de Certificações Financeiras CFP® e Especialista em Investimentos

A Financeira do Tesouro, ou LFT, é o título pós-fixado do Tesouro Nacional. Quando negociada no Tesouro Direto, tem o nome de Tesouro Selic. Seu rendimento é de 100% da taxa básica de juros (Selic).

Se você for no site do Tesouro Direto, verá que junto com a taxa Selic, terá outra taxinha como + 0,10%. Essa taxa do lado PRÉ FIXADA, é o ágio ou deságio do papel, e ele pode variar com o tempo, causando pequenas oscilações no preço do título. Quanto mais longo o vencimento do título, mais a variação dessa “taxinha” afeta o preço.

Assim, caso você queira vender antes do vencimento, essas oscilações podem influenciar sua rentabilidade final. No médio e longo prazo, esse efeito tende a ser irrisório, mas se você carrega o título por POUCOS DIAS e precisa RESGATAR, esse efeito pode até te gerar um pequeno prejuízo SIM!

Em 2020 vimos essa taxa subir de 0,02% para 0,37% como consequência do aumento de gastos do Tesouro com o auxílio emergencial. Após 1 mês a taxa voltou para 0,12%, mas quem investiu em um Tesouro Selic 2027 logo antes dessa taxa subir, e resgatou no pior momento, chegou a perder 1,32% do valor investido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *