Oportunidades nos ciclos da Bolsa de Valores

Por Joane Weinert Investimentos RPPS

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Ciclos fazem parte do Universo e não seria diferente no mercado financeiro. Ignorar o passado da Bolsa é um dos maiores erros de qualquer investidor, ela tem ciclos de alta e baixa mas seu histórico no longo prazo mostra que ela sempre subiu.

Os Ciclos do Mercado são simplesmente períodos nos quais determinadas modalidades de investimento se destacam em relação a outras. Quando a economia caminha bem, a tendência é que as empresas aumente os lucros e isso atrai um número maior de investidores fazendo com que o preço dos títulos subam. Em alguns momentos a economia entra em crise, com isso o lucro das companhias cai, os investidores liquidam suas posições e o preço das ações diminui.

A frase “mar calmo nunca fez bom marinheiro”, nunca fez tanto sentido nessa época de grande oscilação de mercado. Nessas horas que aquele que sabe mesmo com o que está lidando vai conseguir identificar e agarrar as oportunidades, pois conhecimento e informações de qualidade sempre foram grande diferencial para tomada de decisão.

Em um cenário de possibilidades é imprescindível saber detectar boas oportunidades para aportes, pois são nesses momentos que o investidor pode incrementar a carteira.

“Se a Bolsa ficar num ciclo de alta interminável, o que acontece? As ações das empresas ficam mais caras e entregam menos dividendos por ação. As cotas dos fundos imobiliários ficam mais caras e entregam menos rendimento por cota. Com menos proventos, menor a capacidade de comprar mais ativos, cada vez mais caros. Uma hora o sistema trava. Por isso, um ciclo de baixa na Bolsa é bem-vindo.” Jean Tosetto (Suno Research)

Aproveitar os ciclos do mercado requer atenção para fazer alterações periódicas conforme forem surgindo as oportunidades no mercado. As medidas lançadas pelos governos e bancos centrais do mundo inteiro tentam suavizar o impacto da pandemia na economia. Mas, com uma crise sem precedentes não se sabe como a economia deve se comportar daqui pra frente.

Há muita incerteza em todos os setores, mas sempre tem uma oportunidade, mesmo que disfarçada. Não é possível dizer quando a crise será superada, as autoridades estão conduzindo algo como um carro desgovernado, tendo que controlar várias situações ao mesmo tempo para a economia não parar e atenuar os golpes da recessão que deve vir pela frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *