Opinião: Temporada de resultados trimestrais

Por Jessica Castro / Analista de B2B e Marketing na Ativa Investimentos

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Para quem não tem acompanhado, estamos no início da temporada de divulgação de balanço das empresas, começou dia 15 de outubro e vai até o dia 16 de novembro. É importante para o investidor ter noção de como está a saúde financeira da empresa. Com isso, ele terá armas o suficiente para identificar se a empresa é uma boa oportunidade de investimentos.

Para analisar o seu impacto partimos do pressuposto de que o preço das ações recebem impacto direto da sua saúde financeira. Sendo assim, quando a empresa apresenta bons resultados provavelmente suas ações serão valorizadas. E o inverso é verdadeiro também. Por outro lado, temos que analisar se os resultados estão em linha com a expectativa dos investidores. Isso porque, caso esteja, por mais que o resultado seja bom, a ação não terá tanta volatilidade.

A grande questão é quando o resultado apresenta uma surpresa, seja positiva ou negativa? Aí nesse caso, as ações terão maior volatilidade se movimentando de acordo com o sentimento causado nos investidores.

Além dessa interpretação já conhecida os resultados trimestrais são ótimos indicadores sobre a economia no momento de pandemia que estamos vivendo. No primeiro trimestre, os os balanços das empresas serviram para mostrar o impacto negativo causado pela pandemia. Já nesse terceiro trimestres, eles podem ajudar a mostrar a retomada das empresas e da atividade.

Por isso, é muito importante acompanhar esses resultado para saber se os rombos da pandemia ficaram para trás ou se as empresas ainda carregam esse peso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *