Matriz de Integração ESG como ferramenta para avaliação de investimentos em RPPS

CONTEÚDO EXCLUSIVO

TÍTULO: A NOVA PREVIDÊNCIA E OS INVESTIMENTOS RESPONSÁVEIS: MATRIZ DE INTEGRAÇÃO ESG COMO FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS NOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL

Monografia produzida por Joane Cristine Reddin Weinert e Carlos Gustavo Leite Barbosa dos Santos, apresentada ao VII Congresso Nacional de Pesquisa Previdenciária – CNPP da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais – ABIPEM, conquistando a 3ª colocação entre 14 trabalhos inscritos.

O trabalho trata de uma pesquisa teórica sobre a incorporação dos princípios Environmental, Social and Governance (ESG) na análise de investimentos com o objetivo de propor a aplicação prática da Matriz de Integração ESG, desenvolvida pelo PRI como ferramenta auxiliar na avaliação de investimentos em Regimes Próprios de Previdência Social.

A avaliação de investimentos nesses regimes é importante por sua dimensão social, e pelo seu papel de garantir o pagamento de benefícios previdenciários. Para este estudo, foram observados os principais conceitos de sustentabilidade, princípios ESG e investimentos responsáveis, buscando detalhar conceitualmente a Matriz de Integração ESG, e entendendo a relevância do tema na atualidade.

O trabalho se aprofundou de forma teórico-conceitual no assunto, produzindo base para analisar e sugerir a incorporação desta matriz nos processos de análise de ativos, nos institutos que administram recursos previdenciários.

Baixe o trabalho completo

Matriz de Integração ESG

Informações sobre o Congresso

1 thought on “Matriz de Integração ESG como ferramenta para avaliação de investimentos em RPPS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *