Opinião: Corte da Taxa Selic e o impacto nos investimentos

Por Jessica Castro / Analista de B2B e Marketing na Ativa Investimentos

CONTEÚDO EXCLUSIVO

O COPOM decidiu um novo corte, reduzindo a taxa Selic para 2%. Esse valor bate novamente a mínima histórica. O corte ocorreu, pois mesmo com o retorno parcial das atividades, faltam novos indícios consistentes do retorno da economia. Por isso, mesmo com sinais promissores de retomada da atividade nas principais economias e de alguma moderação na volatilidade dos ativos financeiros, o ambiente continua desafiador e o nosso país ainda apresenta uma recuperação lenta. 

Do outro lado, os dados da inação estão vindo abaixo do esperado, principalmente pela queda do consumo. No comunicado, o COPOM deixa subentendido que necessita entender e avaliar a continuidade das reformas e a estabilidade financeira. Por isso, prevê possibilidades pequenas para novos cortes e mesmo assim, só após uma criteriosa análise. 

Diante desse cenário com o juro real da economia abaixo da inação, quais são as possibilidades de investimentos? 

Primeiro, já sabemos que haverá uma corrida de caça às bruxas da renda fixa. Esse ativo, de modo algum, deve ser completamente retirado da sua carteira. Suas principais funções de proteção, liquidez e segurança ainda tem o seu espaço na diversificação. Porém, o que o investidor deve procurar, caso o seu perfil permita apenas renda fixa? 

Procure as taxas que cubram a inação como de CDBs de banco menores. Como esses CDBs são de bancos com um nível de risco de crédito maior, faça sempre as contas dentro do valor assegurado do FGC que é limitada a R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira. Outro ponto importante, é a migração para ativos mais voláteis como fundo de investimentos, fundos imobiliários e até o mercado de ação. Esses ativos tendem a apresentar um risco maior, porém com a rentabilidade mais alta.

Mas, como já dissemos esses tipos de produtos não são para todos os seus investidores. Vale checar quais são as necessidades da sua carteira antes de fazer qualquer modificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *