Procedimentos formais para análise de investimentos nos RPPS's do Brasil

17/10/2023 14:17:26

1 min e 43 segundos

Meire Gomes da Luz é servidora do RPPS do Estado do Tocantins e produziu este artigo para conclusão do MBA em Gestão Financeira e Orçamentária da Universidade Federal do Tocantins. Orientador Prof. Dr. Flávio Augustus da Motta Pacheco.

RESUMO

Os investimentos são a ferramenta utilizada pelos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) para obterem rentabilidade sobre os recursos acumulados em seu patrimônio líquido.

Os benefícios futuros a serem concedidos dependerão da evolução patrimonial do RPPS que deve ser crescente, dado que a quantidade de servidores aposentados e pensionistas aumenta a cada ano. A previdência social é um seguro social para os trabalhadores garantirem sua sobrevivência quando não mais possuírem condições de trabalhar.

Diante disso, há a responsabilidade dos gestores de garantirem a manutenção e a rentabilidade desses recursos.

Portanto, esse trabalho tem como objetivo analisar se os procedimentos formais adotados na análise de investimentos dentro dos RPPS’s atendem de fato essa garantia. Assim, será desenvolvida uma pesquisa teórica sobre o assunto e aplicação de um questionário quantitativo e qualitativo entre os gestores dos RPPS’s do Brasil, com apresentação e análise dos resultados obtidos.

PALAVRAS DA AUTORA

Trabalhando há 11 anos no Instituto de Previdência do Estado do Tocantins, vejo de perto as demandas dos RPPS’s, trabalhei na arrecadação e compensação previdenciária, depois no atendimento com abertura de processos e simulações de aposentadorias, e atualmente, já a 5 anos na Diretoria de Investimentos.


Meu primeiro contato com investimentos foi nesta disciplina do curso de administração, já no MBA em Gestão Financeira e Orçamentária também tivemos uma disciplina com mesmo nome, o que veio “unir o útil ao agradável”.


Assim, quis aprofundar o conhecimento e com a ajuda de colegas dos RPPS’s de todo o Brasil foi muito gratificante produzir este trabalho.
Espero que seja relevante para vocês também!

Clique aqui para acessar o trabalho na íntegra.

08/11/23
Dobra número de empresas que pedem para sair da Bolsa.
19/10/23
Brasil em 2030: a quinta maior população idosa do mundo e os desafios previdenciários
02/10/23
Saiba mais sobre a Resolução CVM 175

Leia também

Comentários

Seila Marques Fagundes Alves
18/10/2023 - 09:08h
Bom dia! Trabalho como gestora no município de Uirapuru GO, estamos passando por dificuldade financeira no nosso RPPS. Tivemos um proposta do Banco SAFRA para investimento. O que vc orienta nesse assunto?

Deixe o seu comentário