O atuário e a arte de julgar

27/07/2022 18:47:08

2 min e 1 segundos

Segundo N. Taleb, ensaísta e analista de riscos líbano-americano, deve-se julgar o desempenho, sob qualquer atividade, não em função dos resultados, mas em função dos custos alternativos.

O resultado, em hipótese alguma, pode ser o critério definitivo sobre a qualidade da decisão, porque a exposição ao risco importa, quer dizer, os custos implicados sob cada uma das possíveis “histórias alternativas”.

Imagine, por exemplo, o seguinte experimento ilustrativo. Suponha que Carlito, um bilionário perverso, no sentido psicanalítico do termo, ofereça R$ 1 milhão ao sobrevivente duma rodada no jogo da roleta-russa. As chances de sobrevivência são 5 em 6, não obstante as probabilidades estejam a favor de quem arrisca a própria vida, ninguém em sã consciência se submeteria a tal aposta. E, contudo, no caso de alguém jogar e sobreviver, recebendo assim o prêmio prometido, quiçá livre de impostos!, somente alguns desavisados julgariam tal ação pelo resultado obtido sem considerar, erroneamente, os custos implicados na “história alternativa”, que consiste no óbito do apostador desafortunado.

Uma história de sucesso, não se deixe enganar, pode esconder sob sua sombra “histórias alternativas” de arrepiar seu tio careca, não por acaso a teoria estabelecida sugere que existe uma relação relativamente proporcional entre retorno e risco. Algumas decisões de sucesso exuberantes, quando analisadas de perto, mostram-se esquizofrênicas.

É evidente, neste momento, que R$ 1 milhão ganho por meio do tenebroso jogo da roleta-russa não se equipara, quanto a qualidade da decisão envolvida, com o mesmo valor ganho por meio do trabalho honesto, ao longo de anos, por um taxista, médico ou investidor defensivo.

A ciência atuarial nos revela um modo de enxergar o mundo que julga as ações não apenas pelos seus resultados, mas principalmente em função dos riscos envolvidos.


Por Thiago Soares Marques / Atuário e Sócio da Arima Consultoria (MIBA nº 1507) 

Conteúdo exclusivo para o Investimentos RPPS.

Conteúdo produzido por parceiros do portal Investimentos RPPS. A reprodução é permitida desde que a fonte seja citada.
Investimentos RPPS é um portal independente de publicações sobre mercado financeiro, gestão e finanças em geral. Voltado, principalmente, para Regimes Próprios de Previdência Social.
Este texto representa a opinião do autor não, necessariamente, a opinião deste portal.

 

12/04/24
Veja como o déficit da Previdência deve ficar cada vez pior até 2100
01/03/24
Nocautes da Vida
27/02/24
Impactos da Extinção de RPPS - Guia de Análise das Responsabilidades e Consequências

Leia também

Deixe o seu comentário